5 Motivos pelos Quais seu Ex pode te Atrapalhar na Hora de Financiar um Imóvel

5 Motivos pelos Quais seu Ex pode te Atrapalhar na Hora de Financiar um Imóvel

Muitas pessoas que vivem uma separação e pretendem financiar um imóvel acreditam que unicamente pelo fato de não estarem mais convivendo com o cônjuge, não precisarão dele para ingressar com um financiamento.

infelizmente, esta não é uma realidade.

Saiba que o banco pede, entre outros documentos, a certidão de nascimento e, para os casados, a de casamento.

Uma vez constando na certidão o casamento e nenhuma averbação de divórcio ou separação, a instituição considerará que ambos estarão adquirindo o financiamento juntos.

Saiba, portanto, que você terá problemas para financiar um imóvel se já não estiver convivendo com seu cônjuge mas ainda esteja casado no papel, nas seguintes situações:

1 – O cônjuge, simplesmente, se nega.

Este é, obviamente, o principal obstáculo. Fora as os motivos de ordem pessoal que podem levar um cônjuge a se negar a assinar um contrato no banco, a razão de ordem prática mais clara é que raríssimas vezes um cônjuge em processo de separação estará disposto a assinar o contrato e assumir a responsabilidade junto com você de honrar com as parcelas do financiamento, mesmo que entre vocês haja acordo de que somente uma das partes irá pagar.

2 – O imóvel estará no nome de ambos

Óbvio também que, ainda que o cônjuge em situação única e excepcional aceite financiar um imóvel nestas condições, é preciso considerar que ao final do financiamento o imóvel estará em nome de ambos.

3 – Se o cônjuge tiver alguma restrição

O banco analisa o Score do casal. Se o seu cônjuge tiver alguma restrição de crédito, o banco muito provavelmente irá negar a aprovação ao financiamento.

4 – Se o cônjuge for mais velho,

Neste caso, o cálculo do prazo será feito levando em conta a idade dele, e não a sua. Portanto, se no caso você pretendia um financiamento por um prazo mais longo, isso algumas vezes pode significar um prazo de financiamento menor.

5 – Se o cônjuge possui outro imóvel

Isso serve principalmente caso você pretenda ingressar no financiamento por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. O programa exige que a pessoa que queira adquirir um imóvel não tenha outro em seu nome. O banco, neste caso, considerará que o casal já possui um imóvel e não permitirá seu ingresso ao programa.