8 Itens Para Idosos Que Você Não Pode Esquecer
Várias construtoras e empresas do ramo imobiliário já estão se moldando e investindo numa realidade: imóveis que se adaptam às necessidades deste novo momento que vemos surgir na economia, a presença do idoso.
Segundo o IBGE ,a presença de idosos a partir de 60 anos no total da população foi de 9,8%, em 2005, para 14,3%, em 2015. Este número só tende a aumentar porque a expectativa de vida do brasileiro também aumentou.
O mercado imobiliário, por sua flexibilidade, faz com que vejamos cada vez mais projetos que visem atender a necessidades específicas dos idosos. Mas, estas alterações também podem ser feitas em imóveis prontos, com uma simples reforma.
Se você está pensando em construir para vender ou alugar – o que aliás, para o público idoso, é ainda mais indicado, uma vez que pesquisas apontam que idosos tendem a comprar menos, até porque o financiamento não lhes é favorável – não deve deixar de estar atento também a esta parcela da população que está muito presente em cidades como Peruíbe e que é, além de tudo, bastante exigente, pois já ultrapassou as inseguranças da juventude.
Entre as principais mudanças nos projetos, devem estar incluídas as relacionadas com a segurança e a facilidade de mobilidade. Selecionei aqui 8 itens que considero ser essenciais para você não perder também a atenção deste público:
● PROXIMIDADE AOS PONTOS DE ÔNIBUS: uma vez que muitos idosos preferem não ter carro, pois o governo os garante gratuidade no transporte público.
● IMÓVEIS TÉRREOS: nada de escadas. As plataformas elevatórias residenciais são um investimento alto, mas garantem a acessibilidade.
● PISOS ANTIDERRAPANTES: não podem ser escorregadios ou apresentar elevações.
● ILUMINAÇÃO ADEQUADA: sem excesso e também sem escassez.
● TOMADAS: sempre ao alcance dos braços e interruptores acessíveis.
● PORTAS E PASSAGENS MAIS LARGAS: para facilitar a locomoção com cadeiras de rodas.
● ASSENTOS SANITÁRIOS: devem ser elevados e bacias com caixa acoplada e válvula embutida.
● INSTALAÇÃO DE BARRAS DE APOIO: não só nos banheiros mas também, em alguns casos, nos corredores.
Então, mãos à obra! Deixe uma curtida aqui embaixo e me acompanhe nas redes sociais para receber outras dicas e informações do nosso mercado. Até o próximo imóvel.